sexta-feira, 29 de maio de 2009

Diante das inovações tecnológicas, o número de cidadãos participando do Jornalismo aumentou. Celulares com câmeras, gravadores e até câmeras fotográficas digitais facilitaram o acesso da população à participação no jornalismo. Com isso, foi criado o "Jornalismo Cidadão", que abrange as matérias e informações escritas ou filmadas pelas pessoas que antes seriam apenas o público. O tema gera várias discussões.Muitos acreditam que o Jornalismo Cidadão é uma forma positiva de manifestação do público. A partir desse jornalismo, a população pode emitir opiniões e compartilhar informações. Entretanto,entra em cena um paradoxo. O jornalismo cidadão é confiável?Possui credibilidade?
Em muitos casos, como em tragédias naturais, apenas os cidadãos têm as primeiras imagens e informações. Esse é um ponto positivo desse tipo de jornalismo.Porém,só se torna realmente positivo se essas informações de primeira mão forem utilizadas com o aval de um profissional formado na área de jornalismo.É imprescindível que exista uma supervisão dos profissionais.Sem esse aval, as informações correm o risco de serem falsas ou não possuírem credibilidade.
Não estamos aqui querendo dizer que o cidadão não tem o direito de expressar suas opiniões ou de se manifestar,já que a liberdade de expressão é um direito de todos.Mas o jornalismo como profissão é um dever dos jornalistas.Portanto, deve ser estabelecida e entendida a diferença entre o auxílio aos jornalistas por parte dos cidadãos e a responsabilidade dos cidadãos em uma publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário