quarta-feira, 27 de maio de 2009

Não mais apenas leitores

Foto de carro sobre a calçada impedindo a passagem de pedestres feita por leitores que enviam flagrantes de desrespeito no trânsito no Rio.

A informação no atual contexto é um dos bens mais valorizados pela sociedade e com o jornalismo cidadão essa informação pode ser repassada por meios muito mais rápidos e de uma maneira independente.

Com o auxilio da Internet a informação começou atingir uma audiência global capaz de transformar leitores em “jornalistas” trabalhando em algo muito real, num curto espaço de tempo.

As noticias a partir do Jornalismo cidadão possui uma nova tendência se tornando o reflexo da opinião dos leitores e não mais a vontade dos atuais donos dos meios de comunicação.

A mesma informação pode ter vários pontos de vista o cidadão pode ter um papel decisivo na coleta, relato e análise das notícias.

Foi assim durante os atentados do 11 de setembro, no cenário do tsunami e tantas outras noticias que foram repassadas em tempo real utilizando recursos multimídias de vídeo e áudio para enriquecer a noticia.

O que existe no jornalismo cidadão é um importante trabalho de complemento de informação mesmo não tendo toda a veracidade e a regras do jornalismo profissional esta mostrando que a sociedade esta interessada em colaborar ativamente das noticias com liberdade de expressão.

2 comentários:

  1. Post objetivo com alto profissionalismo , não despresando regras jornalisticas...Parabéns

    ResponderExcluir
  2. oo , parabêns pela sua postageem,

    ResponderExcluir