terça-feira, 19 de maio de 2009

INTRODUÇÃO



Primeiramente sejam todos bem-vindos ao blog...


Esse blog irá tratar do Jornalismo Cidadão que segundo Bowman e Willis (2003) -consiste no “ato de um cidadão, ou grupo de cidadãos, representarem um papel ativo no processo de coletar, relatar, analisar e disseminar notícias e informação.O objetivo desta participação é fornecer a informação independente, confiável, precisa, completa e relevante que uma democracia exige”.. Esta prática se caracteriza pela maior liberdade na produção e veiculação de notícias, já que não exige formação específica em jornalismo para os indivíduos que a executam.
Porém, assim como outros sistemas colaborativos, carece de precisão e controle de qualidade sobre o conteúdo publicado. Esse gerenciamento é, geralmente, feito por jornalistas profissionais, que assumem as tarefas de edição do espaço.
O jornalismo cidadão está se consolidando como uma tendência mundial. Após um período de maturação, o modelo que tem mostrado melhores resultados é o híbrido, onde esse tipo de jornalismo atua em conjunto com a imprensa tradicional. No Brasil,
basta apenas que um processo de popularização do jornalismo cidadão se dê de forma gradativa, porém contínua, implantando um modelo que seja tão confiável quanto durável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário