sexta-feira, 22 de maio de 2009

No jornalismo cidadão ou colaborativo, existe uma interação entre o jornalista, que atua como selecionador dos conteúdos, e as pessoas sem formação jornalística, que levantam conteúdos e produzem matérias a serem veiculadas em um respectivo meio de comunicação.
Recentemente, o jornal O Popular, teve a iniciativa de abrir uma cota de anúncios, na sessão dos Classificados, para que pessoas desempregadas tivessem a oportunidade de oferecer sua mão de obra aos empregadores. O que exemplifica bem essa interação que ocorre nesse tipo de jornalismo, possibilitando novas chances a essa classe marginalizada da nossa sociedade, que deve continuar a ser atuante e presente. Para o jornalismo colaborativo, cada cidadão é um jornalista local, e segue o lema "faça você mesmo".
Dessa forma fica evidente o quão importante é a participação popular na sociedade, fugindo um pouco da exclusividade da internet, nesse caso.
As críticas a essa prática jornalística, são várias, como a falta de estrutura, o uso abusivo da liberdade de expressão, o forte cunho pessoal da matéria. Contudo, o jornalismo colaborativo permite que os cidadãos exerçam seus direitos democráticos e se mantenham dentro da realidade mundial, e ainda assim esse jornalismo vem alcançando certa organização e se solidificando na mídia.

Um comentário:

  1. Será que isso que o O popular tá fazendo é mesmo um jornalismo cidadão? ou é um mero fingimento? Eu acredito que o jornalismo cidadão passa longe disso, mas como eu disse, é só uma opinião minha...

    ResponderExcluir