terça-feira, 23 de junho de 2009

Apimentando a discussão: futuro incerto

O que mais seria o jornalismo cidadão se não a liberdade de expressão do cidadão comum?

Todo cidadão tem direito de publicar, informar, opinar ou debater sobre qualquer assunto desde que crie um blog e busque seu público alvo ou que utilize outros meios como o sms, televisão, telefone, cinema, etc.

O jornalismo cidadão é um fenômeno relativamente recente, que ganhou força após o surgimento da Internet, mas a liberdade de expressão é antiga.Desde que publicam-se livros, pintam-se quadros e que existe cinema.Qualquer pessoa pode enviar uma carta ao jornal e muitas vezes elas são publicadas.

Mas o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e a maioria dos ministros entenderam que o diploma de jornalismo fere a liberdade de expressão e portanto a Constituição Federal, votando pela derrubada do diploma.

A partir de agora o futuro do jornalismo é incerto, não mais se tem certeza se quatro anos de faculdade valem alguma coisa porque possivelmente os grandes empresários prefiram contratar profissionais comprometidos com seus interesses do que comprometidos com a ética e agora esses profissionais podem ser qualquer um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário