sábado, 20 de junho de 2009

Desviando do STF e voltando ao jornalismo cidadão, colaborativo, participativo... O projeto Viva Favela do Rio de Janeiro é um ótimo exemplo de jornalismo colaborativo. Com o surgimento das novas tecnologias como a internet e com ela os blogs, os cidadãos da favela começaram a mostrar o mundo deles com uma visão diferente da que todos nós temos. Essa é uma das contribuições do jornalismo cidadão , a história sendo contada por outros ângulos e com visões diferentes.
Em 2002 foi criada a Rede Viva Rio, uma rádio comunitária que tem por objetivo incrementar a troca de comunicação entre as rádios comunitárias e os moradores da favela, mas o mais interessante é que o cidadão que quer trabalhar na rádio recebe primeiro um curso de capacitação
Vale salientar também o Ponto de Cultura Papo Cabeça que utiliza o celular para experimentos audiovisuais. Os estudantes moradores do morro produzem conteúdos sobre suas realidades e publicam em portais da internet como o Viva Favela, denunciando as injustiças daquela sociedade e dando voz aos cidadãos de baixa renda.
Mas o mais interessante deste projeto é que todo cidadão recebe um curso capacitador, seja na área do rádio, do audiovisual, da fotografia, da internet...., pois os criadores do projeto querem algo de qualidade e para isso é preciso técnica e eles dão a quem quer trabalhar.
E é por isso que o projeto está vivo a mais de onze anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário