terça-feira, 2 de junho de 2009

Cidadãos amestrados


Depois do Ohmynews, que criou uma escolinha para ensinar os cidadãos a serem jornalistas, agora é a vez da Society of Professional Journalists, que faz, no dia 7, um workshop com a mesma motivação.
Os assuntos tratados serão a éticas da profissão, bases da legislação de imprensa, ferramentas e novas mídias, orientações para pesquisa e apuração e técnicas de reportagem.
Uma ótima atitude, mas pelo que podemos entender é que o diferencia o jornalismo cidadão do jornalismo profissional é essa falta de técnica é fazer noticia apenas com a vontade sendo aquela testemunha ocular que, por estar no lugar certo e na hora certa, registra alguma notícia relevante.
Será que adestras esses repórteres é uma garantia de noticias de qualidade? Ou uma forma de pagar mais barato por um trabalho que jornalistas formados poderiam exercer?

Não é que tenhamos que dar um menor valor a estas noticias, mas o que as tornam interessantes é esta informação com a cara dos leitores com opiniões de cidadãos comuns que esperam melhorias e justiça sem se preocupar com normas e regras jornalísticas sem os vícios da mídia tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário