quinta-feira, 18 de junho de 2009


É impossível deixar de comentar sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal de que não é mais obrigatório o diploma de jornalismo para o exercício da profissão. Esse julgamento demorou 40 anos para acontecer, e no fim acabou da pior forma. Gilmar Mendes, presidente do STF, alega que a publicação de notícias inverídicas são grave desvio de conduta mas que isso não depende de formação superior para ocorrer, sem esquecer da liberdade de expressão, que o ministro afirma ser prejudicada. O jornalismo cidadão tem como princípio a participação do cidadão no envio de informações, na composição das matérias, e agora com essa não exigência de diploma, isso se torna muito mais fácil e acessível a todos, o que com certeza afeta a confiabilidade das reportagens. O que será de nós estudantes? O STF não determinou o fim dos cursos de jornalismo, mas é claro que a evasão do curso será considerável, e que o nível pode cair. Mas não podemos desistir, e continuar debatendo o assunto, fazendo acontecer para que isso seja mudado, e nós tenhamos condições de trabalho, e mais orgulho ainda de sermos futuros JORNALISTAS POR FORMAÇÃO!
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/06/17/ult5772u4370.jhtm

2 comentários:

  1. Eu sinceramente acredito que as empresas não optarão por deixar de empregar jornalistas formados afinal ninguém troca o certo pelo duvidoso.Ache que o que vai acontecer é a desvalorização do salário( que nem é muito bom) e consequentemente o desinteresse por grande parte dos profissionais.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Jessica, entre um formado e com "experiênica" na aréa contra outro que nada sabe, fica aquele com diploma, porém o teto salarial vai cair...
    Como alguns brincaram: é melhor virar jornaleiro...

    ResponderExcluir