terça-feira, 2 de junho de 2009

As contribuições do jornalismo cidadão.


A participação do chamado jornalismo cidadão cresce no mundo desde pequenas adições ao noticiário local, ate a participação em larga escala em casos como o ataque terrorista as Torres Gêmeas. Para a cobertura desse assunto,as pessoas utilizaram bastantes ferramentas tais como YouTube, twitter, redes sociais, etc.
A foto acima é do usuário do twitter @danielvbo e mostra a enchente em Santa Catarina no ano passado. Através de vídeos e fotos como esta, feitas por cidadãos comuns, foi possível fazer uma cobertura dos fatos com criação de blogs que acabaram prestando um grande serviço à população. Muitos foram criados exatamente com essa finalidade, e com atualizações constantes, blogueiros postavam notícias, divulgavam nomes de pessoas desaparecidas e encontradas, abrigos, arrecadavam fundos, donativos e organizavam voluntários.
Essa é apenas uma demonstração da atuação que o jornalismo cidadão pode exercer em prol da sociedade. Dessa forma, por mais que há toda uma crítica em relação à essa prática devemos nos atentar de que seja pelo fato de simplesmente informar e dar maior liberdade de expressão a toda população ou seja pelo fato de poder fazer ações como esta, o jornalismo cidadão tem muito a contribuir com toda a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário