domingo, 7 de junho de 2009

O blog de Cuba





Um exemplo de jornalismo cidadão que deu certo é o portal de Cuba feito por Yoani Sánchez (foto).Destinado à discussões "mais abertas" sobre as questões da ilha, o blog faz sucesso no mundo todo e preocupa o governo cubano.


Com postagens regulares e uma adesão surpreendente de público, tanto de cubanos quanto de não cubanos, o blog é também uma forma de contato entre os habitantes da ilha e os cubanos que se encontram no exílio.E conta com uma média de mais de mil comentários por postagem, o que é excelente, visto que o blog atingiu seu objetivo que é causar discussão.


O acesso a Internet também é limitado em Cuba, tanto em questão de conteúdo quanto de tempo mesmo.As pessoas possuem horário especifico para navegar e as páginas consideradas ofensivas ao regime são logo identificadas e bloqueadas para acesso.


Mesmo assim o portal de Cuba tem dado certo, já foi incluído entre os vinte e cinco melhores blogs do mundo e sua autora recebeu o prêmio "jornalismo Ortega y Gasset" na categoria de trabalhos digitais, além de outros prêmios não menos brilhantes.


"Devido às características de ser uma sociedade fechada cujo os meios são particularmente monopólio público, existe uma urgente necessidade de expressão por indivíduos que possam canalizar o jornalismo cidadão" é o que diz a própria Yoani sobre o avanço do jornalismo cidadão em Cuba, cujo seu blog é o maior exemplo.


Entretanto Yoani tem enfrentado problemas.Desde Março de 2008 o governo cubano implementou um filtro que impede os computadores de ver o blog em sítios públicos de Cuba.


Por isso ela conta com a ajuda de amigos estrangeiros para permanecer na rede, o que é lógico pois seria impossível que postagens "tão abertas" fossem publicadas sem a menor censura debaixo dos olhos do governo.Para postar é preciso que ela envie o conteúdo por email para o exterior e aí sim ele é publicado no domínio da Internet.


Para conhecer melhor o blog de Cuba é só acessar http://desdecuba.com/generaciony/ e conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário