terça-feira, 9 de junho de 2009

O senhor John Solomon, diretor-executivo da empresa Washington Times, fez uma declaração muito interessante no dia 17 de Abril. Ele disse que a novidade do veículo de comunicação é o jornalismo colaborativo. Ele alega que não há pessoal suficiente para a cobertura de todas as matérias e o cidadão com alguma informação pertinente pode colaborar com o jornal.
A colaboração vista no Washington Times só marca uma evolução do que é o auxílio do cidadão em ambientes palpáveis de comunicação. Em 1690, por exemplo, já havia experiência colaborativa. Publick Occurrences: both Forreign and Domestick, um impresso dos Estados Unidos, deixava uma de suas quatro páginas em branco para a produção de informações pessoais, já que o jornal era lido e repassado ao seu círculo social.
Colaborar pressupõe auxiliar, cooperar, trabalhar em uma mesma obra. E é isso que o jornalismo cidadão, participativo ou colaborativo proporciona aos cidadãos: auxiliar na publicação e divulgação da informação.
Antes a participação ou colaboração do cidadão com e na imprensa ficava praticamente restrita aos bloggs, mas hoje o mundo da informação abre as portas para quem não quer apenas ler, ver e ouvir, mas quer agir de alguma forma, nem que seja apenas escrevendo algumas linhas ou falando no rádio alguns minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário