quarta-feira, 17 de junho de 2009

STF derruba exigência de diploma para exercício da profissão de jornalista

Hoje, quarta feira, dia 17 de junho de 2009 o Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou a exigencia de diploma pra o exercicio da profissão de jornalista. Até que ponto, a capacidade de qualquer cidadão ''fazer noticia'', dar a sua opinião, interfere na vida de um jornalista formado, com diploma?
o site da globo, divulgou a hoje a noticia: "Relator do processo, o presidente do STF, Gilmar Mendes, concordou com o argumento de que a exigência do diploma não está autorizada pela Constituição. Para ele, o fato de um jornalista ser graduado não significa mais qualidade aos profissionais da área. “A formação específica em cursos de jornalismos não é meio idôneo para evitar eventuais riscos à coletividade ou danos a terceiros”.
Como ja foi dito no blog, nas outras postagens, a internet, as novas tecnologias trouxeram a capacidade de pessoas sem formação exercerem de certa forma o papel de jornalistas. Defendo a idéia de que o jornalismo cidadão não seja importante, é algo quase que inevitavel nos dias atuais, desde que não interfira no jornalismo civil.
Infelizmente estudar 4 anos nesse pais e receber um diploma não significa nada.

3 comentários:

  1. Essa decisão só veio para legalizar a situação que todos conhecemos : Existem "jornalistas" atuantes que não possuem diploma, e isso é fato entretanto as empresas que prezam por um produto de qualidade procura profissionais formados já que sabemos que quem possui mais embasamento teórico tem mais condições de exercer melhor a profissão do que alguém que só possui prática e isso não será esquecido pelas empresas midiaticas.
    E aí o que acham?

    ResponderExcluir
  2. O interresante é que o QI que já existe discaradamente, vai subistituir agora os diplomas e as formações da nossa classe. As empresas midiaticas ao invés de contratar os profissionais formados, vão começar a treinar os office-boys, as faxineiras..... nada contra eles subirem de cargo, o fato é que o office-boy vai aceitar receber muito pouco e não tem nada de tecnica(que é o que diferencia o jornalista dos outros profissionais)e não sabe nada da teoria para ser praticada. Fica a minha indignação diante do STF que neste momento não tem nada de supremo. Uso a minha liberdade de expressão, mas não como jornalista e sim como cidadã.

    ResponderExcluir
  3. Diante de tal decisão do STF fica claro, mais uma vez, o tipo de país em que vivemos.É com QI's e com a aceitação de "profissionais" não qualificados que se constrói o Brasil.Fica claro também como toda essa defesa pela liberdade de expressão é só um péssimo disfarce para atender os interesses da elite brasileira.

    ResponderExcluir